O impacto da escassez de informações para gestão de riscos

Vivemos em um país onde trabalhar com Gestão de Riscos corporativos é um tanto desafiador. Em geral, as instituições não elencam devida importância às informações provenientes de dados estatísticos. Você concorda comigo?

Existe uma estimativa gerada por um veículo de comunicação que evidencia um fato alarmante: 40% dos casos de crimes em geral no Brasil, não chegam a se tornar ocorrências policiais.

Pode-se considerar que pessoas não fazem ocorrências policiais por diversos motivos:

  • Falta de crença nas investigações da polícia por experiências negativas anteriores;
  • Por considerarem a falência dos recursos policiais no Brasil; 
  • Medo de entrar em uma delegacia; 
  • Entenderem que sua perda não vale o desgaste de fazer uma ocorrência, mesmo que essa possa ser on-line e inúmeros tantos outros motivos que acabam gerando o que se chama de sub-notificação. 

Sub-notificações são casos que efetivamente ocorreram porém não foram relatados de forma oficial, fazendo com que as estatísticas fiquem distorcidas da realidade. Quem hoje faz ocorrência por furto ou roubo de celular, relógio ou qualquer outro bem de baixo valor? Quase ninguém. 

Sendo assim, quando áreas de análise de riscos corporativas buscam dados oficiais para realizarem uma análise de riscos ambientais, certamente terão um diagnóstico de uma realidade distorcida. Pois sabe-se que esse tipo de crime ocorre mas não constam em estatísticas policiais. Logo, não conseguimos saber efetivamente os riscos reais de uma região.

Entendendo essa realidade e como gestor, sentindo na pele essas dificuldades, a Squadra Gestão de Riscos lançou em o Be On, um app que fornece às comunidades uma nova opção de Segurança Colaborativa e prevenção à Riscos Comunitários.

Com um funcionamento extremamente simples, você pode gerar informações de atitudes suspeitas, relatos de crimes e incidências comunitárias, dividindo assim o que seria a sub-notificação com pessoas de sua comunidade e região. Desta forma, aquelas informações que somente seriam identificadas em rodas de bares ou comentários de padarias, passem a ser relatadas na plataforma que é gratuito e disponível para todos em abrangência nacional.

Com base nesse rico Big Data que criamos, entendemos por bem compartilhar essas informações para outras empresas e profissionais do segmento de riscos e segurança. Uma ferramenta de gestão que permita o acompanhamento em tempo real dos alertas gerados na plataforma e análise de dados para gestão, onde é possível através de um dashboard e gráficos, extrair relatórios e/ou obter informações em tempo real de todos os alertas gerados no Be On.

Os alertas estão categorizados por Segurança, Incêndio, Saúde, Trânsito, Situações Climáticas e Ambientais e também o destaque para casos de Coronavírus. Cada uma dessas categorias possuem seus sub-tipos, que certamente são de grande relevância para qualquer área de riscos de qualquer tipo de empresa, uma vez que traz a tona informações referentes a situações suspeitas (informações essas de extrema importância preventiva, mas que morrem em livros de ocorrências de portarias), situações de assaltos aos mais variados locais, situações de princípios de incêndio, situações de pessoas necessitando de ajuda médica, situações de pessoas com atitude suspeita, comprovação e cura de coronavírus.

Enfim, todos estes alertas são georreferenciadas e permitem que se obtenha um complemento de informações obtidas pelo estado, porém com identificação de hora, local, modus-operandi e caraterísticas dos agentes criminosos com fotos em alguns casos.

Temos certeza que assim como nós da Squadra e inúmeros clientes do Radar Be On em seus diversos segmentos: vigilância, portaria, monitoramento de alarmes, bancário e outros, você também se valerá dessa potente ferramenta para gerar diagnósticos de riscos de regiões de forma mais assertiva, atualizada e real.

Utilize nossa plataforma para dar subsídios a sua equipe para gerenciar seus riscos ambientais no entorno de suas unidades de negócio!

Ficou com dúvida? 

Clique no link ao lado: http://materiais.appbeon.com/radar

https://www.linkedin.com/pulse/o-impacto-da-escassez-de-informa%C3%A7%C3%B5es-para-gest%C3%A3o-gustavo-caleffi-dse/

Gustavo Caleffi,
Especialista em gestão de riscos e segurança estratégica
Autor do livro Caos Social a violenta realidade brasileira.