Segurança é um dever do estado?

Começo minha reflexão respondendo ao título deste artigo contrariamente ao que a maioria de nossa sociedade pensa, pois Segurança NÃO é um dever SÓ do Estado.

Segundo o Artigo 144 da Constituição Federal, Segurança é um DEVER do estado, porém também é uma responsabilidade de TODOS. 

“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Já faz bastante tempo que os Secretários de Segurança Pública dos diversos estados brasileiros, vêm dando discursos onde remetem ao Artigo 144 da Constituição, dizendo que segurança pública também depende dos cidadãos. Porém, até pouco tempo atrás, os cidadãos não tinham recurso que lhes permitisse contribuir com a segurança pública.

Porém depois de abril de 2018, com o lançamento do Be On, aplicativo Segurança Colaborativa, os cidadãos comuns passaram a poder efetivamente fazer a sua parte na segurança pública, pois passaram a ter uma ferramenta que permite a cada um, colaborar e contribuir com informações relevantes a respeito de segurança.

O Be On ajuda a reagir, informando através de alertas de situações suspeitas ou relatos de crimes e golpes que você presencie, assim além das autoridades públicas terem a possibilidade de se valerem destas informações, a própria comunidade passa a ter informações relevantes para saber os tipos de crimes praticados no ambiente onde se encontram.

Quanto mais informações forem postadas pelos usuários da plataforma, mais condições a comunidade terá de identificar delinquentes ou golpistas de uma região.

Uma evidência clara é o caso de um usuário do Be On que alertou a forma de ação e a foto de um delinquente que age em determinada região de uma cidade, como está na foto abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Portanto quanto mais as pessoas colaborarem com informações que possam contribuir com a segurança da própria comunidade, a efetividade da segurança pública e principalmente privada aumenta exponencialmente, coibindo a ação de delinquentes. 

Esse tipo de informação, quando compartilhada no tempo certo, é a principal arma para a Segurança Preventiva dos cidadãos em suas casas, condomínios, ruas e bairros. 

O Be On é a forma mais efetiva das pessoas assumirem sua parcela de responsabilidade na segurança pública. 

Me chamo Gustavo Caleffi (DSE), sou especialista em segurança há mais de 20 anos, autor do livro Caos Social – a violenta realidade brasileira e responsável pelo sistema de segurança do UFC na América Latina, Lollapalooza, Rolling Stones, Paul McCartney, Gisele Bündchen e muitas outras celebridades.


https://www.linkedin.com/pulse/seguran%C3%A7a-%C3%A9-um-dever-do-estado-gustavo-caleffi-dse-1f/

Gustavo Caleffi,

Especialista em gestão de riscos e segurança estratégica

Autor do livro Caos Social a violenta realidade brasileira.